22/11/2009

A Tecnologia e o Consumismo

Esses dois temas que são extremamente unidos me intrigam... Bom, é inegável que a tecnologia facilita muito a vida do homem. E como facilita, imaginem se não tivessemos luz (lembrem do apagão xD), imaginem se não tivéssemos as informações que a tv nos passa, os contatos que o computador nos permite ter com pessoas que estão distantes, o telefone!!! Imaginou? Realmente dependemos muito da tecnologia e da energia, claro... Lembro que na época de minha infância as coisas não eram substituídas tão rápido quanto são hoje... Por exemplo, a fita VHS marcou boa parte de minha infância, assim como o Super Nintendo, o LP e o telefone de discar... Tais velharias ficaram atuais para mim durante um bom tempo... Claro que, um dia, algo teve que ser substituído... Se não me engano, o LP foi o primeiro a ser mandado para o espaço e então o rádio com entrada para CD surgiu em minha vida... Achei ótimo, claro, muito mais prático... Logo depois, o telefone foi modificado, teclas mais fáceis, muito mais prático também! Até então eu era criança e não via que tais mudanças poderiam começar a acontecer com mais freqüencia e cada vez mais rápido... Quando finalmente eu ganhei meu PlayStation 1 (já existia o 2) e o meu DVD (demorou muuuuuito para ter o meu) é que eu comecei a perceber: nossa, eu estou atrasado! QUE RIDÍCULO!!! Como assim, atrasadoO? Há algo de errado em aproveitar as coisas até seu devido fim? Comecei a pensar: sim, mudou para melhor, mas e quando mudar para ainda melhor? Terei que jogar esse fora, mesmo estando em ótima conservação e funcionamento? Celular - nunca tive um exatamente... Alguns usados ganhados de primos, tios, parentes! Mas nenhum que eu tenha ido até a loja e escolhido... Queria, como todo mundo da minha escola na época, ter um! Não ganhei ueheheehe Mas aí fui vendo... Uns já estavam em seus segundos celulares, outros nos terceiros... Surge o celular que tira foto! Surge o celular com mp3! Surge O MP3! Um MP3 eu ganhei... Claro que é muito melhor que aquele walkman do Batman que não funcionava fm e sim am... Enfim, foi tudo sendo substituído rapidamente, enquanto eu curtia o meu tão bem conquistado MP3, já tinha gente trocando o seu por um MP4, um MP5, um MP20!! Como assim...? Para onde foram os outros MPs? Os celulares julgados inferiores que não duraram cinco meses na mão do dono?? Como uma coisa tão cara, tão superior no momento em que foi comprada, pode ser descartada assim de uma hora para outra? Foi uma tristeza quando meu MP3 quebrou... Hoje tenho um MP4, mas isso é porque o preço estava bom! Mesmo assim, me torturo um pouco por isso... Não queria participar desta palhaçada! "Ah, ganhei esse celular, mas queria ganhar outro... Vou tentar quebrar ou perder esse pra ganhar outro!" oO Como assim? Se tem uma coisa na vida que graças a Deus eu aprendi é a dar valor ao que eu tenho! Pode não ser o da moda, pode não ser superior, pode ser até inferior aos olhos dos outros, mas é MEU! Eu comprei, eu estou utilizando, eu não estou sendo consumista! Bom... Acho que já escrevi demais... Vai ser difícil reler isto aqui depois, mas farei um esforço... Me inspirei a criar este tópico esses dias, quando ganhei meu PlayStation 2! Sim, estou muito feliz e muito satisfeito com ele, agora que meu Play 1 quebrou... Garanto que este presente veio na melhor hora... Digamos que as coisas tem mais valor quando lutamos por elas ou demoramos para consegui-las! Pelo menos para mim é assim...
xDan

4 comentários:

André Walker disse...

As vezes eu tenho um certo medo dessas paradas tecnológicas... Tenho a sensação de que a qualquer hora elas vão tomar o controle e trancar a gente em celas de plástico ou algo do tipo... tipo naquele filme "eu robo"

Marcos Lessa disse...

fazer o que? vivemos num mundo consumista onde temos que gastar o poco que temos pra alimentar a boca - ja cheia - de quem vive pelo gasto do meu, do seu, do nosso dinheiro. pura realidade que emfrentamos....

Nemoperfectlove disse...

So pra constar...nao estou usando os devidos acentos pq os acentos do meu teclado nao estao funcionando.
Enfim, isso e obra do capitalismo e da globalizaCao...hmmm...dos orientais tbm, principalmente.
Ah se eu tivesse dinheiro seria consumista, apesar de alimentarmos uma elite com isso a economia precisa girar XD.
Enfim, gostei da frase "Digamos que as coisas tem mais valor quando lutamos por elas ou demoramos para consegui-las! Pelo menos para mim é assim... "
Achei certa semelhanCa com a historia de um certo casal xp
OBS...eu usei essa imagem na capa do meu trabalho de biologia...eeee google imagens...hehehehehe

Weslley Rocha disse...

Para eu ganhar o DVD também demorou, e toda hora que eu ia na locadora, voltava decepcionado, todos os filmes que eu queria alugar só existiam no formato DVD, é como se de uma maneira "sútil" tudo e todos começam a te empurrar para o "progresso".Todos dizem que meu celular é super antigo "Não tira foto?", confesso que quero um mais tecnológico, mas estou feliz com o que tenho, pelo menos ele tem o viciante jogo da cobrinha, e o mais importante: faz ligações.