27/03/2010

Dia do teatro !

A palavra Teatro vem do grego Theomai, que significa olhar com atenção, perceber, contemplar! Porém, não é apenas esse sentido, é algo mais intenso, mais cuidadoso de se notar, mais detalhado, mais sentido do que visto.
Existem várias teorias sobre o surgimento do teatro, mas nenhuma pode ser comprovada. Uma delas é da Grécia antiga, onde o então diretor de teatro, Téspis, criou as máscaras para representar. O uso das máscaras servia de consolo para a dificuldade de se ouvir os diálogos. Assim, o público podia interpretar a situação de acordo com a expressão facial das máscaras.
Depois, no Brasil, o público 'estacionava' as carruagens do lado de fora do teatro para assistirem ao espetáculo. Ao voltarem, os cavalos haviam deixado lembranças... Por isso que a expressão hoje usada como boa sorte no território teatral brasileiro é merda, pois quando mais merda, mais público! Nos EUA, a expressão usada é quebre a perna... Sem graça não?
Para mim, o teatro é uma forma de se descobrir, de se testar, ver do que eu mesmo sou capaz. Na infância, gostava de brincar de criar personagens, inventar situações, impressionar a mim mesmo com o que eu podia criar. Nunca me faltou criatividade para explorar esse caminho, o que me faltava era perder a timidez perante à mais pessoas. Hoje, depois de algumas atuações por aí, eu me sinto muito melhor. Não é apenas diversão, é uma coisa séria, requer responsabilidade, concentração, disciplina. E ainda faz um bem emocional danado! Você adquire mais prazer pela vida, pelo diálogo, pelas sensações, pelos pequenos detalhes que muitas vezes passam despercebidos pelos nossos míseros olhos mortais.
Enfim, hoje, 27 de Março, é o dia mundial do Teatro! Não tenho a mínima idéia de quem o inventou, mas o agradeço muito mesmo!
xDan

2 comentários:

Bianca Elias # disse...

Mt interessante :D

Weslley Rocha disse...

Mto bom o post :D!!!
O nosso "merda" tem toda uma história,nunca entendi o "quebre a perna", meio sem noção O.o